• Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Saúde Mental 2023
  • Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Saúde Mental 2023

    Voltar
    12/10/2023
    destaque dmsm

    CNPSM assinalou data com sessão comemorativa na Fundação Calouste Gulbenkian.  

    A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM) assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano com o mote “A Saúde Mental é um Direito Universal”, numa sessão comemorativa que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 10 de outubro, em Lisboa. 

    A sessão contou com a participação do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier, do representante do Provedor/Mecanismo Nacional de Prevenção, Miguel Feldman, da representante da equipa de Políticas, Legislação e Direitos Humanos da OMS, Departamento de Saúde Mental e Uso de Substâncias, Michelle Funk e do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó. 

    Na sua intervenção, o Ministro da Saúde sublinhou que a nova Lei da Saúde Mental acentua a visão humanista e coloca o tema no campo dos direitos humanos. “Não podemos ter soluções facilitistas e desumanas e permitir que as pessoas possam ficar internadas indefinidamente”. 

    “Temos de colocar o tema da saúde mental na agenda pública e política. Todos temos direito a viver sem estigma”, defendeu Manuel Pizarro, evocando as palavras do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier. 

    O evento contou ainda com uma mesa-redonda sobre a temática “Inspirar e influenciar a mudança”, moderado pelo jornalista Paulo Farinha, no qual participaram Rosário Farmhouse, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Isabel Advirta, Ativista LGBTI+, Paula Távora Vítor, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Luís Osório, Escritor. 

    No final, a sessão terminou com a cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian que vai permitir melhorar as respostas na área da saúde mental perinatal, vinculação no início de vida e adversidades na infância.