• SEAS reafirma o compromisso do Governo com a Saúde Mental
  • SEAS reafirma o compromisso do Governo com a Saúde Mental

    Voltar
    29/04/2022

    O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou, esta sexta-feira, na sessão de abertura das primeiras Jornadas de Saúde Mental de Leiria, onde destacou que a saúde mental é uma área fundamental da saúde global da população, sendo, por isso, prioritária para o Governo.

    “Este era um dos eixos fundamentais na política de saúde do XXII Governo Constitucional – e volta a sê-lo nesta legislatura, em que, através da Coordenação Nacional para as Políticas de Saúde Metal, se assume uma aposta nas respostas de saúde de proximidades e na integração de cuidados de saúde”, afirmou o governante, lembrando que o Plano de Recuperação e Resiliência reserva 88 milhões de euros para a conclusão da reforma da Saúde Mental.

    Na sessão dedicada ao tema “Não há saúde sem saúde mental”, Lacerda Sales salientou que “a pandemia veio reforçar a necessidade de reconfiguração do modelo de prestação de cuidados de saúde mental, tornando-o mais integrado, articulado e próximo das pessoas”. Estas são, prosseguiu, prioridades para o Ministério da Saúde, que se encontram refletidas no Programa do Governo e na proposta de Orçamento de Estado para 2022, atualmente em discussão.

    Entre as medidas previstas, o governante destacou a criação de equipas comunitárias de saúde mental, a constituição de Centros de Responsabilidade Integrados, a desinstitucionalização de doentes e a implementação dos planos regionais para as demências.

    Lacerda Sales recordou, ainda, o papel das equipas de saúde mental em situações de emergência, como a pandemia e os incêndios, e agradeceu aos profissionais de saúde desta área o trabalho que têm desenvolvido na melhoria da saúde da população.

    A organização das Jornadas de Saúde Mental é da responsabilidade do município de Leiria, em parceria com diversas entidades da região.