• Ministra da Saúde destaca a reforma da Saúde Mental em curso
  • Ministra da Saúde destaca a reforma da Saúde Mental em curso

    O “processo de conclusão da reforma de saúde mental” constitui “uma prioridade do Ministério da Saúde”, destacou, esta quarta-feira, a Ministra da Saúde, Marta Temido, na entrega do prémio FLAD Science Award Mental Health da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

    Esta reforma, prosseguiu a governante, “tem como objetivo modernizar a prestação de cuidados de saúde mental, adotando um modelo de proximidade e de continuidade, centrado em equipas multidisciplinares articuladas com os vários agentes da comunidade”.

    Marta Temido lembrou que está a ser feito um investimento significativo na saúde mental, desde “a modificação legislativa até à reorganização dos serviços, passando pelo financiamento de novas estruturas e dispositivos, sempre com o intuito de melhor ajudar as populações mais vulneráveis”.

    Relativamente à iniciativa da FLAD, a Ministra da Saúde destacou “a aposta na saúde mental como foco na investigação”, o facto de “o prémio se destinar a jovens investigadores” e “a opção pelo estímulo ao arranque de uma carreira”.

    Para a governante, “devemos congratular-nos com este prémio da FLAD, que vem complementar na área da investigação aquilo que se está já a desenvolver em várias outras dimensões da saúde mental, permitindo ainda uma experiência de trabalho com centros norte-americanos de grande prestígio científico”.

    Por fim, a Ministra felicitou a vencedora do prémio, Manuela Silva, pela importância que é dada à participação ativa de pessoas com experiência prévia de doença mental no projeto terapêutico de outras pessoas com o mesmo tipo de problema.