- Mais dez equipas para a Saúde Mental
Mais dez equipas para a Saúde Mental
Novas equipas comunitárias vão permitir a contratação de até 60 profissionais em 2022.
O Governo vai criar dez equipas comunitárias de saúde mental em 2022, cinco para a população adulta (ECSM-PA) e cinco para para a infância e adolescência (ECSM-IA), e autorizou a contratação de até 60 profissionais para as integrarem, entre psiquiatras, psicólogos e enfermeiros de saúde mental.
De acordo com um Despacho conjunto do Ministério da Saúde e das Finanças publicado na segunda-feira, dia 11 de julho, em Diário da República, estas novas equipas seguem o previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) e vão integrar um projeto-piloto, iniciado em fevereiro de 2020 com outras dez equipas, para reforço das respostas de proximidade a pessoas com problemas de saúde mental.
Estas equipas são formadas por médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica, técnicos superiores de serviço social, terapeutas ocupacionais e assistentes técnicos.
As novas equipas para os adultos são criadas, por Administração Regional de Saúde, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, ULS de Castelo Branco, ULS do Norte Alentejano, centros hospitalares do Oeste e Universitário do Algarve.
As cinco equipas para crianças e adolescentes são criadas para os centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Leiria, de Setúbal, ULS do Alto Minho e ULS do Baixo Alentejo.
Para saber mais, consulte:
Despacho n.º 8455/2022
Finanças e Saúde – Gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde
Cria, em 2022, cinco equipas comunitárias de saúde mental para a população adulta (ECSM-PA) e cinco equipas comunitárias de saúde mental para a infância e adolescência (ECSM-IA), conforme previsto no PRR, e determina que o membro do Governo responsável pela área da saúde pode autorizar o recrutamento, através da celebração de contratos de trabalho sem termo, de até 60 profissionais para as referidas ECSM-PA e ECSM-IA