• Equipa Comunitária de Saúde Mental

A Equipa Comunitária de Saúde Mental da População Adulta (ECSM-PA) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) celebrou, no passado dia 20 de maio, o seu primeiro ano de atividade.

Em comunicado, o CHMT revela que, nesse período, foram acompanhados 411 doentes e foram realizadas 1.074 consultas médicas, 719 consultas de enfermagem, 245 consultas de psicologia e 253 visitas domiciliárias. Realizaram-se, ainda, múltiplas intervenções sociais e de reabilitação psicossocial, salientando-se a formação de quatro grupos terapêuticos: dois grupos de tratamento de perturbações da ansiedade/depressão, e dois grupos dedicados a doentes com patologia mental grave («Express´arte» e «Social´Mente»).

A ECSM-PA, que nasce no âmbito de um protocolo assinado entre o CHMT e a Câmara Municipal de Ourém, é constituída por dois médicos, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma assistente técnica, contando ainda com outros técnicos em formação.

Abrangendo uma população de 44.500 pessoas na sua área de atuação do concelho de Ourém, o trabalho desta equipa desenvolve-se em parceria com os cuidados de saúde primários, as autarquias locais e várias instituições da comunidade.

As Equipas Comunitárias de Saúde Mental são unanimemente consideradas um dos pilares para a prestação e promoção de cuidados assistenciais na área da Saúde Mental, quer pela proximidade e acessibilidade, quer pelo combate ao estigma e caráter inclusivo, envolvendo o trabalho em rede entre os cuidados primários, hospitalares e estruturas na comunidade.