• DIVERSÃO MENTAL - Quintas de Inclusão
  • DIVERSÃO MENTAL - Quintas de Inclusão

    Voltar

    Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa

    A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, dedica o mês de outubro à Saúde Mental, com um conjunto de iniciativas para diferentes públicos, sensibilizando para a necessidade de se prevenir os transtornos mentais e emocionais, assim como para o seu tratamento adequado. A prevenção começa com a consciencialização da existência da doença e com o alerta e a compreensão dos primeiros sinais e sintomas da doença mental.

    Desafiámos como parceiro desta iniciativa a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, uma I.P.S.S., cuja intervenção prioritária se dirige à população com doença mental, assim como à promoção da saúde mental em todas as fases da vida.

    Assim, no âmbito da rubrica “Quintas de Inclusão”, todas as 5ª feiras do mês de outubro, vão realizar-se as sessões «DIVERSÃO MENTAL» para as escolas do 1º ciclo do concelho de Faro.

    No dia 14 de outubro, às 17h30 irá iniciar-se o projeto «Biblioteca Social – Humaniza-te», que bimestralmente dinamizará uma tertúlia abordando temáticas sociais. Este mês “Nada sobre nós, sem nós!” irá refletir sobre a recuperação e saúde mental, em conjunto com técnicos e utentes da ASMAL.


    O livro “Coisas de Loucos”, de Catarina Gomes, será apresentado por Ana Paula Horta, técnica da ASMAL, no dia 16 de outubro, às 16h00.


    No dia 27 de outubro, entre as 9h30 e as 17h00, será dinamizada a oficina de mediação da leitura “Biblioterapia & Saúde Mental”, pela biblioterapeuta Sandra Barão Nobre.

    “Vestindo Histórias” é a rubrica online, publicada no Facebook da Biblioteca e que promove a inclusão social e o comércio local através de Histórias. Este mês poderá assistir à sessão no dia 31 de outubro, às 11h00.


    As atividades têm inscrição prévia em biblioteca.arquivo@cm-faro.PT

    Local: Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
    7 a 31 de outubro de 2021