• "Como se está a sentir?" Festival Mental
  • "Como se está a sentir?" Festival Mental

    Voltar
    18/05/2021
    festival mental

    O Festival Mental regressa de 20 a 28 de maio de 2021 a Lisboa, concentrando todas as suas atividades em 3 espaços já marcantes da cidade e da história do MENTAL; o Cinema São Jorge, a Fábrica Braço de Prata e o atmosfera m.

    O Festival Mental regressa de 20 a 28 de maio de 2021 a Lisboa, concentrando todas as suas atividades em 3 espaços já marcantes da cidade e da história do MENTAL; o Cinema São Jorge, a Fábrica Braço de Prata e o atmosfera m.
    Uma produção da Safe Space Portugal que conta com a coprodução do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS.

    Um festival português bastante alargado de artes onde se destacam o cinema e como o próprio nome indica, a partilha de informação e um apelo para a discussão pública visando diminuir o estigma associado a um tema cada vez mais premente: a saúde mental.

    A programação deste ano de 2021 inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais, continuando a garantir o visionamento de novos talentos do cinema na secção M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens e mantendo sempre a presença de debates e conversas temáticas com o M-Debate e as M-Talks. Há literatura com o lançamento de um livro e concertos na secção My Story My Song. Aliando-se a esta programação acontece também o Mental Jovem e o Mental Júnior, porque falar da saúde mental não deve ser só para os mais graúdos.

    O Festival Mental 2021 arranca no dia 20 de maio no Cinema São Jorge com o M-Debate, uma conversa de entrada livre sobre a nossa intensa relação com a tecnologia e como esta afeta a saúde mental, “A Saúde tecnológica na Saúde Mental”.

    Em 2021 os temas para as M-Talks continuam mais relevantes que nunca e a par da atualidade sobre saúde mental: a Ecoansiedade, a Somatização e a Depressão. Neste âmbito serão projetadas três longas-metragens associada a cada um destes temas, respetivamente: “No Coração da Escuridão” de Paul Schrader; “Inadaptado” de Spike Jonze e “Manchester by the Sea” de Kenneth Lonergan.
    Mais informação sobre cada painel aqui.

    Volta também a M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens, um conjunto de 14 filmes selecionados através da Open Call 2021 e que, mesmo originários dos quatros cantos do mundo (filmes dos EUA a Portugal, Israel, Argentina e Canadá), comungam entre si por abordarem uma temática sempre relacionada com a saúde mental.
    Mais informação sobre a seleção M-Cinema de 2021 aqui.

    Ainda nesta edição haverá outras artes e iniciativas presentes no Festival Mental:

    • Literatura – Lançamento do livro: “Isto Não É Uma Invenção – Ecoansiedade e o Futuro do Planeta“, de Paulo Vieira de Castro. Uma obra portuguesa totalmente dedicada ao tema da Ecoansiedade e cuja publicação acontece já no próximo dia 27 de maio no atmosfera m, em Lisboa, no âmbito das atividades incluídas na programação do MENTAL 2021
    • Dança – Apresentação do espetáculo de Dança Movimento Terapia e Doença/Saúde Mental: “Acontece“. Coordenação:  Liliane Viegas (Psicóloga Clínica/Dança Terapeuta) e Inês Lima (Terapeuta Ocupacional) 
    • Mental Jovem – Peça “As sereias vivem no espaço”. Uma encenação criada pelo Grupo de teatro Terapêutico da Unidade W Mais da SCML, dirigido por Sónia Santos(psicóloga/psicoterapeuta) e Catarina Luz (psicóloga).
    • Mental Júnior – Oficina movimento (criada por Carla Lopes e Joana Cordeiro) a partir da visualização de um filme “História Trágica com Final Feliz” da realizadora Regina Pessoa e uma M-Talk com André Maravilha Cecília Galvão de Azevedo, focada em saúde mental para crianças, dedicada e diretamente a falar para elas e para os seus pais.
    • My Story My Song – Programação musical que retorna à Fábrica Braço de Prata, com atuações e histórias de Mafalda Sacchetti e Victor Zamora.

    Mais informações: mental.pt/agenda/