• CNPSM assinala Dia Mundial da Saúde Mental
  • CNPSM assinala Dia Mundial da Saúde Mental

    Voltar
    11/10/2022
    DiaMundialSM_2022_noticia

    A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM), assinalou no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano com o mote “tornar a saúde mental e o bem-estar uma prioridade global”.

    A abertura da sessão comemorativa, que decorreu no Infarmed, contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier e do Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, António Leuschner.

    O Ministro da Saúde sublinhou a importância de manter o combate ao estigma em torno da doença mental e descentralizar a resposta nesta área, fortalecendo serviços na comunidade. Para tal, reforçou o investimento previsto para a saúde mental no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor global de 88 milhões de euros.

    “É inequívoco que as circunstâncias de instabilidade que o mundo tem vivido – e, depois da pandemia, esta crise que estamos a viver com o regresso da guerra à Europa – têm um peso na saúde mental da população”, reconheceu o Ministro da Saúde, chamando a atenção de que se a pandemia ajudou a normalizar os pedidos de ajuda do foro psicológico, o estigma persiste, tendo contribuído no passado para a secundarização e esquecimento das necessidades nesta área.

    O evento seguiu com um debate sobre a temática “Bem-estar: Uma prioridade Global”, moderado pela jornalista Dulce Salzedas, no qual participaram  Gonçalo Galvão Teles, cineasta, João Reis, ator e encenador, Samuel Úria, músico e Bárbara Bulhosa, editora.

    Durante o período da tarde realizou-se a primeira reunião nacional das cinco Coordenações Regionais da Saúde Mental, criadas pelo decreto-lei 113/ 2021 de 14 dezembro, que organiza e restrutura os serviços da saúde mental. A sessão de trabalho foi muito participada, tendo sido coordenada por Miguel Xavier, na sua qualidade de Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental.